Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

domingo, 26 de abril de 2015

Plataforma que Integra Sisu, Prouni e Fies Deve Sair Este Ano

No mês de fevereiro, o então ex-ministro da educação Cid Gomes, anunciou que pretendia criar um ambiente virtual no qual os estudantes poderiam se inscrever no Fies da mesma forma que acontece com o Sisu e Prouni (leia a notícia completa).
Dando sequência ao planejamento do Ministério da Educação (MEC), o atual ministro Renato Janine Ribeiro afirmou, na última quinta-feira (23), que a plataforma que integra os programas de acesso ao ensino superior que utilizam o Enem deve ser lançada ainda neste ano de 2015.
O objetivo da criação da ferramenta é facilitar e tornar mais prática a participação dos estudantes. Hoje o aluno se inscreve no Sisu, Prouni ou Fies de forma independente, tendo que realizar três processos diferentes. Conforme esclareceu Janine, com este novo sistema, a inscrição é realizada uma vez só numa plataforma unificada, que aproveita os dados cadastrados.
A ideia é a seguinte: não ter que três vezes entrar em três plataformas diferentes ou três vezes entrar na mesma plataforma e preencher tudo. Todos os dados já estão lá. Uma vez feita a inscrição, é só afirmar, no caso de não ter sido atendido, que quer passar para uma outra oferta de programa federal de acesso ao ensino superior.
Neste novo modelo, as inscrições continuariam a ser realizadas em períodos diferentes. Primeiro o candidato se inscreve no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para disputa de vagas nas universidades públicas. Caso não seja aprovado e cumpra com os pré-requisitos exigidos, poderá posteriormente utilizar os dados no próprio sistema para disputa de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), em instituições particulares.
Por fim, como última etapa, terá ainda a oportunidade de tentar a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para financiar sua faculdade e começar a pagar somente depois de 18 meses.
O ministro também não descarta a inclusão do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), que classifica estudantes para instituições de ensino técnico participantes, no ambiente virtual integrado.
A previsão de lançamento do sistema é para o final do ano, após a realização do exame nacional.

Recebido por email de:
InfoEnem

Nenhum comentário:

Postar um comentário