Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

UFPA convoca professores das redes públicas para habilitação

A Universidade Federal do Pará convoca os professores da Educação Básica da rede pública selecionados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para fazer a habilitação na Iinstituição, nos cursos oferecidos para o primeiro semestre de 2011, por meio do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor). A habilitação (entrega de documentos) será realizada de 11 a 20 de abril nos campi da UFPA e Secretarias de Educação no interior do Estado.


Para o primeiro semestre de 2011, o Parfor/UFPA oferece 2.120 vagas, em 52 turmas. A novidade no processo seletivo, este semestre, foi a oferta, pela primeira vez, de 250 vagas para cursos a distância. A UFPA abre o leque de cursos ofertados e traz mais dois cursos para esta etapa: Licenciatura em Educação no Campo e Licenciatura Integrada em Educação, Ciências e Matemática.

Os professores selecionados precisam comparecer nos locais e datas divulgadas no Edital e apresentar toda a documentação necessária para efetivar sua vinculação com a instituição. Os que não comparecerem vão perder a vaga.

No total, contando as três etapas já realizadas do Parfor desde 2009, o Plano capacita mais de 6 mil professores, em 187 turmas distribuídas nos municípios paraenses. A meta da UFPA é formar 25 mil docentes em 10 anos.

Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. “O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada (seja ministrando aulas de disciplina diferente da sua formação, seja  não tendo o diploma de graduação)”, explica Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA. O Plano oferece licenciaturas a professores da rede pública estadual e municipal de ensino, gratuitamente. Para participar do Parfor, os professores devem estar em exercício da docência e dentro dos critérios para seleção. Não há vestibular.

O processo de ingresso nos cursos do Parfor se dá da seguinte forma: os professores fazem a pré-inscrição na Plataforma Freire (freire.mec.gov.br). Depois, há a validação/homologação da inscrição pelas Secretarias Municipais de Educação. A terceira fase é o processo de composição de turmas pela Seduc, e a última fase é a habilitação dos professores, por meio da qual eles comprovam, com documentos, que são professores do município para o qual se inscreveram no site do Mec.

Para ministrar as aulas a esses “professores-alunos”, as IPES convidam os professores universitários para irem até os municípios executar o Projeto Pedagógico criado para cada curso. Este, em sua maioria, tem a duração de quatro anos e acontece no período em que os professores estão de recesso das suas atividades na escola (janeiro, julho). Ao final da graduação, os alunos receberão diploma de curso superior.

Para conferir o listão com os nomes do selecionados e para mais informações, acesse ositewww.ufpa.br/parfor

Para acessar o edital de convocação dos candidatos classificados no Parfor, clique aqui.

Para acessar o cadastro acadêmico, clique aqui.

Texto: Thais Rezende - Assessoria de Comunicação do Parfor / UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário