Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dificuldades (limitações) e possibilidades do uso do computador na sua prática pedagógica.

Para iniciar esta fala sobre as possibilidades e limitações do uso do computador em minha prática pedagógica, faço referencia ao que disse Valente (2005), ao afirmar que “o impacto não depende da tecnologia, mas do que é feito com ela.” E sendo assim, o computador, também tem suas limitações na educação.
Não quero me prender aqui as limitações, tanto já faladas e escritas, em outras oportunidades. Quero, sobretudo, salientar as inúmeras possibilidades que o computador pode nos oferecer quando usado de forma adequada, responsável e pedagógica pelos profissionais da educação.
Entre essas possibilidades destacos as seguintes:
• Uso de editores de textos;
• Gerenciamento de banco de dados;
• Programas de elaboração;
• Sistemas de autoria;
• Programas para a criação de ambientes virtuais;
• Pesquisas na rede mundial de computadores, etc.
Claro que não devemos nos esquecer que cada proposta a ser implementada tem que considerar os objetivos a seres perseguidos, a cognição intelectual de nossos alunos, e fundamentalmente, a nossa capacidade de “operacionalização” destas máquinas.
Usado desta maneira, o computador pode ser um meio, e certamente será, com grandes possibilidades de enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem; usado para a formação de cidadãos em sintonia com as exigências da atual sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário