Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O rádio e a Escola (enquete)

A Educação tem nos últimos anos procurado incorporar novas tecnologias ao acervo de ferramentas pedagógicas com o objetivo de transformar os ambientes escolares em lugares atrativos, agradáveis e “plugados”, em seu próprio tempo.
Diante de tantos esforços, tem-se procurado, sobretudo, dar uma importância significativa ao uso das NTIC’s, em especial a Internet e suas múltiplas interfaces. No entanto, apesar de tudo que vem sendo feito esqueceu-se dos tradicionais meios de comunicação de massa como a televisão e, principalmente, o rádio.
Apesar de ter sido amplamente utilizado como ferramenta pedagógica nos anos 60 e 70, aqui no Brasil, o rádio foi sendo deixado de lado e hoje o seu grande potencial não é explorado pela Educação.
A seguir temos um panorama sobre esta discussão, apresentado o resultado de uma enquete realizada com alunos e professores da EEFM Luiz Paulino Mártires, onde obtivemos os seguintes resultados:

1) Com que freqüência ouço rádio?
A – diariamente 33,3%
B – de vez em quando 49,1%
C – raramente 17,6%

2) Quando ouço rádio eu.....
A – concentro-me nesta atividade 31,4%
B – tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas 54,9%
C – ligo e deixo sem prestar muita atenção 13,7%

3) quando ouço rádio, em que estou interessado?
A – educação (cursos) 15,6%
B – informação (notícias) 45,2%
C – diversão (músicas, humor) 39,2%

4) Em minha escola existem oportunidades para se ouvir o rádio?
A – quase sempre 13,6%
B – eventualmente 27,6%
C – raramente ou nunca 58,8%

5) Dentro de um projeto pedagógico, na minha opinião, o rádio pode ajudar....
A – muito 74,4%
B – um pouco 25,6%
C – nada ----

Nenhum comentário:

Postar um comentário