Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

quinta-feira, 5 de março de 2009

O hiper texto na educação

Diante das novas modalidades de criação de textos surgidas com as mídias digitais, temos também que orientar as atividades nas escolas para a capacitação dos educandos no sentido do aprimoramento e letramento digital.
Esse letramtento que segundo Soares “refere-se a questão das práticas de leitura/escrita possibilitadas pelo computador e pela Internet”, não impedirá que se desenvolva com maior eficiência a habilidade da leitura. Ao contrario, corroborará para tal, na medida em que permitirá uma nova dinâmica de leitura não mais baseada na linearidade rígida daquela verificada no texto impresso.
Muitos professores, em especial os de Língua Portuguesa, poderiam utilizar com maior freqüência o hipertexto em suas aulas e, assim, tirar o máximo de proveito desse recurso.
Uma grande parte dos alunos em algumas escolas que já tem a realidade dos laboratórios de informática com acesso a rede mundial de computadores, e já tem contato freqüentes com o hipertexto, e neste caso, precisamos orientar esses alunos para um uso mais critico e responsável desta nova modalidade de leitura e escrita.
O contato mais direto com computadores e, conseqüentemente, com a Internet, permite também o contato com diferentes formas de linguagens, forçando-nos a diferentes leituras e interpretações daquilo a que temos acesso.
Este novo contexto nos leva a encarar um fato muito pouco questionado mediante a hegemonia do livro impresso, a de que as informações são passiveis de questionamentos e, são, sobretudo, perecíveis.
A idéia de autoria compartilhada, característica elementar no hipertexto, deve sim ser compreendida pelos educandos para que os mesmos saibam compreender e ao mesmo tempo se tornarem autores/colaboradores éticos neste novo universo cultural.

2 comentários:

  1. Possibilitar, a todos o acesso as mpidias digitais é uma forma extremamente eficaz de estímular a construção do conhecimento e a participação política e social, por meio da exposição das ideias, concomintante com o desenvolvimento da leitura e da escrita.

    ResponderExcluir
  2. Professor, quais as diferenças você acha que existem entre a leitura de textos da Internet e a de textos impressos?

    ResponderExcluir