Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Importância do Livro

O livro é um instrumento que tem uma importância extrema em minha vida, pois em minha vida profissional, assim como na vida de qualquer professor, ele é um “objeto” inseparável em nosso dia-a-dia.
Não acredito que o livro possa estar ameaçado pela presença de novas tecnologias, em especial às ligadas aos meios digitais, como a Internet.
Ao contrário, algumas pesquisas recentes, como a do professor e jornalista José Arrabal, têm constatado que com o auxílio da rede mundial de computadores muitos jovens têm aumentado seus interesses pela literatura, fato que ajuda no crescimento das vendas dos “tradicionais” livros impressos.
Outro ponto importante é que a própria literatura tem a cada dia se apoiado na internet e se popularizado mais ainda com a criação dos e-books, de sites e blogs especializados no assunto, difundindo obras e autores que certamente estariam fora do mercado editorial impresso.
E ainda mais, o que não dizer do já verificado aumento de vendas de livros nos últimos anos depois da chegada dos sites que oferecem estes serviços.
Também não concordo quando alguns insistem em afirmar que o uso corrente da internet, e de seus mais diversos recursos, têm contribuído para enfraquecer hábitos como a leitura e escrita.
Diferentemente dessa opinião, acredito que nunca antes tivermos um meio pelo qual tantas possibilidades podem ser desenvolvidas, já que independentemente do recurso utilizado, temos na internet a oportunidade de utilizarmos tanto a escrita (chats, msn, orkut ,etc) como também o próprio ato de ler e interpretarmos as mensagens que chegam até nós.
É por tudo isso que o livro, assim como outras mídias impressas como as revistas, jornais etc., irão continuar sendo um meio importante de conservação e difusão dos bens culturais e intelectuais que a humanidade construiu, constrói e continuará construindo

Um comentário:

  1. Olá Luciano, visitamos o seu blog, e estamos linkando com o do NTE. Boas visitas!

    ResponderExcluir