Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Analisando a mudança

A sociedade tem vivido intensas transformações nas últimas décadas e em muitos aspectos essas mudanças têm trazido pontos positivos, mas também temos tido pontos negativos, especialmente para a conjuntura educacional que historicamente é um setor que apresenta grande resistência frente as mudança que ocorrem.
Quando se analisa a evolução tecnológica e a sua aplicabilidade na educação percebemos que ainda estamos “séculos” atrasados e, conseqüentemente, temos dificuldades em tornar a escola um lugar que seja atrativo para os educandos.
Não raro, encontramos professores que não conhecem termos ligados a informática como hiperlink, hipertexto, blog, etc. sem falar daqueles que ainda não se alfabetizaram digitalmente. Isso só para falar da informática.
Em alguns casos encontramos alunos que conhecem mais de alguns recursos do que os professores.
Claro que todo instrumento tem que ter seu uso pedagógico analisado e acima de tudo planejado, para não acabarmos colocando apenas mais um “objeto” em nossas salas de aula.
Além do mais, num mundo que muda constantemente e de forma tão rápida não podemos nos preocupar apenas com o “futuro” de nossos alunos. A escola tem que, sobretudo, estar antenada com o presente, fazendo dela um espaço que seja capaz de dar respostas para o mundo de hoje, pois não sabemos ao certo qual “mundo” este aluno irá encontrar daqui a 10 anos, por exemplo.
Claro que não devemos deixar de termos uma visão de futuro, mas com mudanças tão rápidas, cabe-nos, enquanto educadores/formadores possibilitar uma educação com qualidade e voltada para a educação nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário