Seja Bem Vindo

Este Blog foi criado com o objetivo de possibilitar uma maior interação entre minhas atividades e àqueles que por elas se interessarem.
Espero que gostem.
Antecipo meus agradecimentos e não esqueça de deixar seu comentário.
Sugestões pelo e-mail.
Obrigado pela visita.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Amarrando as idéias


A criação das novas tecnologias na sociedade atual oferece novas possibilidades de expressão e comunicação e isto é algo que não podemos mais evitar, e temos que aprender a usá-las, e essa preparação dos educadores é um dos grandes desafios da educação dos dias de hoje.
As tecnologias digitais já estão fazendo parte do cotidiano de algumas escolas, e muitas delas dispõem de pessoal capacitado para lidar com essas diferentes tecnologias, como é o caso dos profissionais foram preparados pelo ProInfo, TV Escola, etc. O problema é que essas tecnologias e esses profissionais não se integram e,por conseguinte,vivem e atuam em um mundo diferente. Em grande parte estas tecnologias não estão incorporadas as práticas pedagógicas das diferentes disciplinas, ainda acontecendo como apenas um complemento do que acontece na sala de aula.
A integração das tecnologias e dos professores devem ser incentivada e fomentada através de atividades de formação que procurem trabalhar de forma mais consciente essa integração.
Outro ponto a considerar neste contexto é que as tecnologias colocam à disposição dos alunos certos conteúdos que estariam inalcançáveis na sala de aula, nas nossas exposições ou nos modos explicativos que desenvolvemos.
Não dá mais para continuar insistindo na tradicional didática do transmissor-receptor, pois ela tem se mostrado inútil atualmente.
É necessário transpormos as fronteiras do quadro-negro,daquele professor que fala aos alunos de um trabalho como se os alunos assimilassem suas idéias de maneira uniforme e instantânea. Temos que estar atentos e levar à sala de aula os recursos que nossos alunos já conhecem e que se bem utilizados podem prestar bons serviços à educação

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pela coerência dos textos.

    Iniciativas criativas como a sua, revelam que o curso está atingindo sua meta que é difundir o uso pedagógico das mídias.

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir